Um Aquário de Visitação Pública também é um Centro de Pesquisa, voltado ao estudo das espécies e ambientes aquáticos.
Muitas informações geradas, tais como tratamento veterinário, comportamento das espécies, hábitos reprodutivos, metodologias de Educação Ambiental, são publicadas em revistas científicas.
Os convênios de cooperação técnico-científica que o Aquário de Ubatuba mantém com mais de 100 Instituições, permitem o desenvolvimento de projetos e pesquisas conjuntas, somando esforços, estruturas e recursos.
Naturalmente as pessoas procuram os Aquários de Visitação Pública quando encontram animais debilitados que precisam de tratamento veterinário.
O trabalho de resgate e reabilitação da fauna associada aos ambientes aquáticos, seja ela composta por mamíferos, répteis ou aves, é uma contribuição importante dos Aquários para a conservação ambiental.
Diante dessa procura, a Diretoria do Aquário de Ubatuba fundou, em 1998, o Instituto Argonauta, que conta com um Centro de Reabilitação e, dentre outras atuações, realiza o resgate e a reabilitação de animais marinhos no litoral norte de São Paulo.
As principais ocorrências atendidas pelo Instituto são de aves marinhas (como os pinguins, gaivotas e albatrozes), pinípedes (focas, lobos e leões-marinhos) e cetáceos (baleias e golfinhos).
Cursos e treinamentos sobre variados temas relacionados à conservação ambiental são ministrados com frequência no Aquário de Ubatuba. Com eles, diversos profissionais têm a oportunidade de se capacitar para o manejo de animais aquáticos, para o cuidado e reabilitação da fauna e para o conhecimento e a conservação ambiental.
A Educação Ambiental é prioridade no Aquário de Ubatuba e atua em diversas áreas, dentro e fora do circuito de visitação. O departamento desenvolve palestras educativas, oficinas em datas comemorativas, teatros, além de vídeos e placas informativas que enriquecem a visita de milhares de pessoas.
Em soma ao trabalho de atendimento e sensibilização do público espontâneo, a equipe recebe, anualmente, centenas de escolas com o intuito de despertar a consciência ambiental nos mais novos.
O Aquário oferece formação gratuita a professores da rede pública de Ubatuba, e esta é uma das formas de disponibilizar sua estrutura e seus recursos em benefício da cidade. Os professores se tornam replicadores dos conceitos de Educação Ambiental e podem realizar o passeio com seus alunos de maneira gratuita. O Aquário de Ubatuba mão recebe nenhum tipo de subsídio ou isenção de impostos por parte da Prefeitura Municipal de Ubatuba.
Você pode conhecer um pouco mais sobre o trabalho de Educação Ambiental em nossas participações em eventos externos também, nos quais levamos as campanhas educativas a fim de conscientizar cada vez mais pessoas.
Desde 1997 o Aquário de Ubatuba promove Campanhas Educativas para alertar e educar a população sobre as problemáticas ambientais, as alternativas e soluções, e a importância da conservação da biodiversidade.
Além de impactar os visitantes durante a visitação com relação ao lixo encontrado no oceano, realizamos campanhas de educação ambiental informal e de limpezas de praia para contribuir de maneira prática acerca deste enorme e crescente problema.
O Aquário de Ubatuba é um importante espaço de turismo e lazer para todas as idades.
Funcionamos como um pólo atrativo para turistas estimulando a economia do setor ao nosso redor.
Além disso, frequentemente somos procurados por meios de comunicação e, desta forma, promovemos a divulgação de Ubatuba nos jornais, sites, rádios e TVs. Sempre pautando a conservação ambiental.
Fundado em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba, o Instituto Argonauta é reconhecido desde 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público).
O Instituto tem como objetivo a conservação do Meio Ambiente, em especial a conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos.
Para isso, apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, dentre outras atividades.
O Instituto Argonauta também é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Sendo o responsável pelo atendimento a todos animais marinhos necessitando de socorro no Litoral Norte do Estado de São Paulo.
Terramare é uma empresa parceira do Aquário de Ubatuba, com mais de 25 anos de experiência em Projetos de Aquários de Visitação Pública e Sistemas Aquáticos para Zoológicos e Centros de Conservação, capaz de desenvolver soluções criativas e inovadoras para novos projetos e para revitalização de todo tipo de recinto aquático.
Nossa equipe técnica junto a Terramare já contribuiu para o desenvolvimento de diversos novos projetos pelo país:
Preencha este formulário e entraremos em contato.