O Verão no Clima é realizado de janeiro a março e as ações ocorrem com o apoio de 16 municípios, contemplando 75 praias.
A cidade de São Sebastião sediou o lançamento oficial da campanha “Verão no Clima 2019”. O evento foi realizado no dia 19 de janeiro, no Balneário dos Trabalhadores, na praia Grande de São Sebastião e reuniu prefeitos e autoridades das cidades do litoral Norte, além de organizações da sociedade civil, dentre as quais o Aquário de Ubatuba e Instituto Argonauta. Após a abertura, as equipes realizaram uma ação de limpeza de praia.
A campanha “Verão no Clima” é uma iniciativa do governo do Estado de São Paulo, por meio da secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, em parceria com as prefeituras da região e tem por objetivo promover ações de educação ambiental por meio de atividades esportivas e culturais, além de mutirões de limpeza das praias, com a participação de voluntários e instituições, em todo o litoral paulista.
O Instituto Argonauta participou da abertura do evento com a montagem de stand, com a exposição de banners ilustrativos e animais taxidermizados, com objetivo de sensibilizar turistas e moradores sobre a ameaça do lixo no ambiente marinho e divulgar as atividades desenvolvidas pelo Instituto Argonauta no Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).
Esta também foi a primeira visita oficial do novo secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, ao litoral Norte. “Este evento tem uma expressão muito forte. É o primeiro de uma série para tornar cada um de nós agentes multiplicadores no cuidado com o meio ambiente. Se nós pudermos mostrar para as pessoas da nossa famílias e amigos como é importante recolher um plástico, uma bituca de cigarro, uma lata, elas vão praticar não só na praia, mas em todos os locais. Pequenas atitudes são fundamentais para a preservação ambiental”.
Verão no Clima em Ubatuba
No último dia 18, a equipe do Aquário de Ubatuba, em conjunto com o Instituto Argonauta, participou do evento Verão no Clima 2019 na praia do Perequê-açu, em Ubatuba, em frente à base do Instituto Argonauta. No stand, foram expostos crânios de golfinho e animais taxidermizados, banners explicativos sobre as atividades desenvolvidas pelas duas instituições, painel do lixo, exemplares de alguns esqueletos de animais, alguns casos de animais mortos por interação antrópica e, além disso, foram expostos resíduos sólidos encontrados nas praias. Também foram realizadas atividades lúdicas e recreativas com os jogos desenvolvidos pelas equipes.
O Aquário de Ubatuba e Instituto Argonauta participam todas as sextas-feiras e sábados, desde a inauguração do programa Verão no Clima até o dia 03 de março de 2019, na praia do Perequê-açu.
Sobre o Aquário de Ubatuba
É o primeiro privado do Brasil aberto à visitação do público e pioneiro no conceito de educação ambiental por meio do contato direto com animais. Destaca-se no país pelos projetos e realizações ao longo de 22 anos, completados em fevereiro deste ano e foi o primeiro Aquário a ter um tanque de águas vivas e de contato no Brasil. A instituição, ainda, é premiada e reconhecida por iniciativas práticas de conservação e por ter sido a primeira em colocar em exercício iniciativas sustentáveis. Atende, gratuitamente, estudantes de escola pública da cidade mediante capacitação de professores.
O Aquário de Ubatuba funciona de domingo à quinta-feira das 10h às 20h e sexta, sábado, feriados e em temporada das 10h às 22h. O endereço é Rua Guarani, 859, Itaguá, Ubatuba/SP. O telefone para contato é (12) 3834-1382.
Conheça nosso trabalho…
aqualoja.aquariodeubatuba.com.br
Instagram: @aquariodeubatubaoficial
Sobre o Instituto Argonauta
O Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha é uma organização não governamental sem fins lucrativos fundada em 1998 pela diretoria do Aquário de Ubatuba e atua em projetos de resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, além de executar o Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BS) no litoral Norte de São Paulo.
Sobre o PMP-BS
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. A Fase 1 do projeto é coordenada pela Univali, e executada pelo Instituto Argonauta na região do litoral Norte paulista.
Conheça nosso trabalho…
www.institutoargonauta.org